Ômega 3 combate sequelas do infarto, mostra estudo
07/02/2003 - 18h23

Tomar ácidos graxos poliinsaturados específicos, chamados de ômega 3, a base de óleo de peixe, reduz significativamente o risco de morte nos pacientes que já sofreram infarto do miocárdio, comprova um estudo do Instituto Mario Negri, próximo de Milão (Itália). Foram realizadas experiências com mais de 11 mil pacientes durante três anos e meio.

O ômega 3 reduziu em 30% o número de mortes por doenças cardiovasculares nos pacientes que sofreram infarto nos três meses anteriores, em comparação ao grupo que não recebeu o medicamento.

Segundo o professor Fabio Turazza, chefe da pesquisa, os efeitos benéficos do remédio começam a aparecer a partir do terceiro mês de seu uso.

As conclusões da pesquisa italiana são de enorme importância, porque os pacientes que receberam o novo medicamento seguiam o tratamento "clássico", que tem o objetivo de evitar a morte após um caso de infarto, e fizeram a "dieta mediterrânea" para reduzir os riscos cardiovasculares, afirmou o professor.

O remédio, a base de ômega 3, Omacor, recebeu autorização para ser vendido no mercado europeu e já se encontra nas farmácias de Reino Unido, Alemanha, Irlanda, Grécia, Áustria, Bélgica, Holanda, Noruega e Luxemburgo.

(Com informações da France Presse, em Paris)

[home] [topo] [volta]